O escândalo do INSS, como era de se esperar, afetou a popularidade do presidente Lula. A colunista Mônica Bergamo revelou que pesquisas internas do governo já mostram que a avaliação positiva do presidente, que vinha subindo lentamente desde março, voltou a cair em maio, depois que a fraude dos descontos de aposentados e pensionistas foi revelada. As sondagens apontam que o percentual dos que consideram o governo “ruim ou péssimo” voltou a ser maior do que o percentual dos que consideram que ele é “bom ou ótimo” — o último Datafolha indicou um aumento de 24% para 29% de “bom ou ótimo”. A frase de um dirigente do PT resume o estrago: “Caiu tudo de novo”. As próximas pesquisas Datafolha, Quaest e Ipec, que seguem a avaliação de Lula e vieram com a recuperação em abril, devem confirmar a nova queda captada nas sondagens internas do governo. Apesar disso, os marqueteiros que assessoraram Lula acreditam que o presidente ainda poderá se recuperar até 2026, contando com a força da máquina para tentar se reeleger. (Folha) 4f4l24
Enquanto isso , em Nova York, os governadores de direita e potenciais presidenciáveis, entre eles Tarcísio de Freitas, de São Paulo, Ronaldo Caiado, de Goiás, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, se reuniram na Semana Brasileira, do grupo Lide, onde também está o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Foi uma espécie de festival da oposição. O assunto foi praticamente apenas em 2026, segundo a colunista Renata Agostini. A proposta do fim da reeleição ganhou força, num consenso de que isso permitiria uma maior alternância de candidatos e abriria chances para todos, em especial a essa geração de jovens governadores. Do outro lado, segundo Malu Gaspar, o presidente Lula já pediu a Fernando Haddad, ministro da Fazenda, que deixasse a pasta em abril de 2026 para concorrer a alguma carga pelo PT —possivelmente, ao Senado por São Paulo. (Globo)
O INSS notificou nesta terça-feira, via mensagem por celular, cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que concederam descontos em seus benefícios em favor de entidades associativas. Os segurados devem usar o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS ) para dizer se autorizaram ou não os descontos. Depois disso, as entidades terão 30 dias para comprovar as autorizações; caso não o faça, serão obrigadas a ressarcir os aposentados e pensionistas. Veja como proceder caso receba uma notificação. (g1)
Rômulo Saraiva: "Partidos de esquerda e de direita, e seu eleito eleito, promovem uma investigação de paternidade para saber 'o responsável' da roubalheira, ignorando que ladrão sempre foi apartidário e que esta fraude transitou nos dois governos. A propósito, desde 1947 já se pedia I para apurar irregularidade previdenciária". (Folha)
|