5º RCC Comemora dia da Cavalaria 1y2w6t
Por Pedro Alberto Skiba
Rio Negro(PR) - Sob o comando do Tenente-Coronel rio-negrense André Rolim da Silva, o 5º RCC - Regimento de Carros de Combate, Regimento Tenente Ary Rauem, foi palco da formatura em alusão ao Dia da Cavalaria. Prestigiaram o ato os Generais de Brigada Fábio Cordeiro Pacheco, de Divisão Ricardo José Nigri Comandante da Quinta Divisão de Exército e General de Brigada Ricardo Wallace Scott Murrai, autoridades civis, militares e convidados.
As solenidades militares no ano de 2025 recordam, dentre outras glórias, os feitos dos nossos bravos heróis que há 160 anos garantiram a integridade territorial do País na guerra da Tríplice Aliança e aqueles que, com êxito, há 180 anos, combateram a tirania Nazifacista e salvaguardaram a democracia.
A solenidade do dia 15 de maio teve por finalidade, comemorar os 217 do nascimento do Marechal Manoel Luiz Osório, Patrono da Arma de Cavalaria e entregar as esporas aos alunos do núcleo de preparação de oficiais da reserva pertencentes ao Regimento.
Exaltação ao Osório
General Osório - O Patrono da Cavalaria e o legado de ferro do Exército Brasileiro. "Aos soldados de Cavalaria, o exemplo de Osório é bússola e Bandeira."
Com bravura, honra e patriotismo, o Marechal Manoel Luís Osório, o Legendário, eternizou-se como símbolo máxima da Cavalaria do Exército Brasileiro. Patrono da Arma desde 1962, Osório representa a perfeita fusão entre coragem, liderança e amor à Pátria. Atributos que ainda hoje ecoam nos campos de instrução e nos rugidos dos blindados que cruzam o território nacional. Nascido em 10 de maio de 1808, Osório dedicou sua vida à defesa do Brasil. Lutou na Guerra da Cisplatina, na Revolução Farroupilha, Na Guerra do Prata e, com protagonismo inigualável, na Guerra da Tríplice Aliança, onde, mesmo ferido, retornou ao combate para conduzir seus homens à vitória. Sua liderança firme e seu exemplo de abnegação tornaram-se lenda e inspiração. A cavalaria moderna preserva o espírito audacioso de Osório, mas hoje marcha não mais a cavalo, e sim sobre lagartas e rodas, com o mesmo objetivo: Reconhecer, proteger. Atacar e vencer. Mesmo com sensores térmicos, sistemas de armas inteligentes e blindagens compostas, o que move um blindado ainda é o mesmo espírito que moveu Osório em Havaí: A vontade inquebrantável de servir o Brasil. Em cada blindado que cortam os Campos Gerais, em da capacete que reluz ao sol, vive a herança de Manuel Luís Osório - O homem que comandou com honra e viveu com glória. Que o exemplo do Patrono continue sendo o farol e força para nos saldados da cavalaria, ontem com espadas, hoje com blindados, sempre com alma pronta para defender o Brasil.
Um cavalo adentra o pátio com a bota virada nos estribos -símbolo da presença eterna de Osório entre seus cavalarianos.
A Cavalaria é a arma que combate em vantagem de posição e que, durante muito tempo, utilizou o cavalo como seu meio prioritário de combate. Com o advento dos armamentos mais modernos, os blindados aram a ocupar o lugar do cavalo no campo de batalha. Entretanto a instrução eqüestre, a qual engloba como uma de suas atividades práticas a execução de cross country, desenvolve no cadete características de personalidade fundamentais para o cumprimento das missões que recebe: coragem, audácia, iniciativa, decisão, arrojo, camaradagem, rusticidade, sagacidade e ousadia. O momento mais especial das comemorações é sempre a realização da formatura de entrega das esporas, onde os padrinhos (um cavalariano mais antigo), juntamente com familiares e amigos, realiza a entrega da espora para os Cadetes. Esta tradição remonta a Idade Média, onde apenas os nobres cavaleiros tinham direito a espora, ao cinturão e ao estandarte.
Entrega das Esporas aos alunos do NPOR
No dia 03 de maio do corrente ano foi realizado no Campo de Instrução do RGT o Cross da Espora dos alunos do NPR. O General Nigri, o General Cordeiro Pacheco juntamente com o comandante do Regimento Tenente Coronel André Rolim da Silva fizeram a entrega da espora ao aluno Kurosky, Campeão da prova do Crosss da Espora do ano de 2025.
Destaque
Soldado Kurosky prestando continência ao General Cordeiro Pacheco
General Nigri, General Cordeiro Pacheco, juntamente com o Comandante do Regimento Tenente Coronel André Rolim da Silva fizeram a entrega da Espora ao aluno Kurosky, campeão da espora prova de Cross da espira 2025. Na sequencia os demais alunos receberam as suas Esporas.
Soldado Kuroski recebendo as esporas, símbolo da Cavalaria
Após estes ato foi entoado a Canção da Cavalaria, de autoria de Teófilo Otttoni da Fonseca.
PALAVRA DO COMANDANTE
ENCERRAMENTO
Finalizando as solenidades aconteceu o desfile a tropa ao som da Banda da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, seguida pelos Esquadrões e pelo Blindado e Motorizado, mostrando toda força operacional e de combate do 5º Regimento de Carros de Combate Regimento Tenente Ary Rauem.