Celesc intensifica preparação para o 9º Rodeio Nacional de Eletricistas e celebra o protagonismo feminino 662j4z
As equipes da Celesc estão na reta final de preparação para o 9º Rodeio Nacional de Eletricistas, que ocorre de 27 a 30 de maio, em Belo Horizonte (MG), durante o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI). O evento é considerado o maior do setor no país e reúne profissionais de entrega de energia de todo o Brasil para competições técnicas que simulam situações reais de trabalho em campo, com foco em segurança e eficiência.
A delegação catarinense embarca para Minas Gerais na próxima segunda-feira, dia 26, após sete semanas de treinamento intensivo em Florianópolis. A partir da definição dos representantes nas seleções de fevereiro, os eletricistas participaram de reuniões em março, abril e maio, totalizando sete semanas de ensaios no campo de treinamento da istração Central. As atividades visaram ao aperfeiçoamento das técnicas aplicadas nas provas e ao reforço de procedimentos de segurança. Em abril, os juízes da Celesc também aram por capacitação específica na Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG).
"O comprometimento das equipes tem sido exemplar. A Comissão Interna é muito bem certificada, os juízes são extremamente profissionais e os eletricistas têm dedicação demonstrada em cada etapa. Tenho plena confiança de que a Celesc será muito bem representada", afirma Eduardo Soldateli, membro do Comitê Técnico Nacional e da Comissão Interna do Rodeio.
Mulheres em destaque: protagonismo feminino marca a edição de 2025
Pela primeira vez na história do Rodeio Nacional de Eletricistas, todas as equipes contarão com a participação feminina em uma prova especial: o apressamento da bandeira. A tarefa simbólica será realizada por uma porta-bandeira, que deverá subir em um poste com auxílio de escada extensiva, apressar a bandeira da transporte e retirar o aterramento do neutro.
Representando a Celesc nesta prova estão a técnica de segurança Ana Paula do Espírito Santo Becker, da Divisão de Segurança do Trabalho (DPSS/DVST), e a engenheira eletricista Silvia Hafner Pozzobom, da Assistência de Desempenho e Resultados (ADPR). Ambos participaram de treinamentos específicos ao longo dos últimos meses, com foco na execução segura da tarefa.
“Vamos com toda a garra e a energia que caracterizam os trabalhadores da Celesc, mostrando a força e o orgulho de fazer parte dessa história”, afirma Ana Paula. Já Silvia destaca a crescente ocupação feminina no setor elétrico: "Na Celesc, é visível a presença cada vez maior de mulheres, tanto no campo quanto em posição estratégica. Representar essa força feminina é motivo de muito orgulho."
Desafio internacional
Além da competição nacional, a Celesc também estará presente nas provas do Rodeio Internacional, que acontecem paralelamente ao evento. A dupla formada pelos eletricistas Izael Aparecido Oliveira (ARJSL) e João Paulo de Oliveira (ARLAG) será responsável por representar a empresa, com Amilton Freitas Cardoso Jr.
A disputa internacional consiste em três provas: duas delas desativadas que os competidores escalam um poste apenas com esporas e cinto de segurança, levando um ovo cru na boca, que deve permanecer intacto durante a descida. A terceira prova simula o resgate de um colega ferido, em que um dos eletricistas sobe o poste para fazer o salvamento, enquanto o outro auxilia da base.
"Essa fase de treinamento tem sido muito produtiva. A equipe está evoluindo a cada semana, e estamos confiantes de que conseguiremos alcançar nosso objetivo: subir ao pódio", afirma Amilton.
Celesc entre os melhores do país
A Celesc tem conquistado destaque nas últimas edições do Rodeio. Em 2023, no Espírito Santo, ficou com a segunda colocação geral e, em 2018, no Ceará, sagrou-se campeã. Em ambas as graças, a empresa garantiu o primeiro lugar nas categorias de Inovações e Melhores Práticas.
O Rodeio integra a programação do SENDI, o principal evento do setor de distribuição de energia elétrica no Brasil. O seminário reúne especialistas, fornecedores, fornecedores, eletricistas, técnicos e engenheiros de todo o país para debater tendências, apresentar inovações e compartilhar boas práticas. Além da competição de eletricistas, o evento contemplará apresentação de trabalhos técnicos e avaliação de soluções voltadas à eficiência e segurança das distribuidoras.