Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina 6te1a
      (47) 99660-9995       (47) 99660-9995       E-mail 4u103n

Líderes sentem dificuldade de comunicação com suas equipes 1a5xz

Segunda, 19 de maio de 2025 324q24

Líderes sentem dificuldade de comunicação com suas equipes 1a5xz

Pesquisa mostra que 79% dos gestores têm problemas para liderar diferentes gerações; especialista fala sobre benefícios da comunicação assertiva 4t1x2r

A comunicação é a base de todas as relações humanas. Longe de ser um clichê, a premissa também vale para o mundo corporativo; especialmente para quem exerce cargos de liderança, onde a habilidade de comunicar com assertividade ganha cada vez mais relevância.

 

Segundo a pesquisa Panorama de Sentimento das Lideranças 2ª Edição – 38% dos participantes disseram que precisam desenvolver a comunicação dentro do time para ser um líder melhor. Mais da metade apontou a falta de clareza estratégica como principal problema na tomada de decisão, enquanto 79% têm dificuldade em liderar diferentes gerações.

 

“Isso é reflexo de uma nova realidade corporativa. Atualmente, muitas empresas convivem com quatro gerações de funcionários ao mesmo tempo. Alguns são jovens, outros são mais experientes e cada um tem sua maneira de se expressar. Por isso, o líder deve saber como falar com esses perfis”, diz a especialista em comunicação assertiva e oratória, Valdireni Alves.

Características geracionais

Enquanto a turma da Geração X [nascidos entre 1960 a 1980] busca a estabilidade financeira, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, valorizam o contato pessoal e o detalhamento das informações, o pessoal da Geração Y [nascidos entre 1980 a 2000] anseiam por s, se adaptam a ambientes dinâmicos e interativos, prezam por velocidade na obtenção de informação e no progresso na carreira.

 

Por sua vez, aqueles da Geração Z [nascidos entre 1995 e 2010] buscam objetividade, são multitarefas, têm habilidade com tecnologias, gostam de desafios e inovação; enquanto os membros da Geração Alpha [nascidos entre 2010 e 2025] são hiperconectados, não distinguem entre os mundos online e offline, são solidários e tem visão de mundo mais ampla.

 

Obstáculos e oportunidades

Para Valdireni Alves, essas mudanças também se entrelaçam com os desafios da Liderança 5.0., que combinam propósito, inteligência emocional, tecnologia, reconhecem as transformações no ambiente de negócios e capacitam gestores de modo mais abrangente e eficaz.

 

“É fundamental que os líderes desenvolvam uma visão holística, humanizada e individualizada. É preciso compreender o que a equipe necessita como um todo, mas respeitar as particularidades geracionais. A escuta ativa é um grande diferencial e possibilita melhores resultados”, destaca.

 

Outros gargalos revelados na pesquisa Panorama de Sentimento das Lideranças 2ª Edição referem-se à ausência de pensamento crítico, seguido de falta de e estrutural e dificuldade em aumentar a eficiência.

 

“Observe que tudo engloba a comunicação assertiva. Ela permeia todas as áreas corporativas, mas nem sempre é vista dessa forma. Por isso, quem a pratica no cotidiano se destaca mais rapidamente”, diz a especialista, que também é jornalista, palestrante e escritora.

 

Dicas práticas

Para que os líderes desenvolvam a comunicação assertiva e eficiente, Valdireni Alves recomenda cinco práticas diárias e que podem ser adotadas em qualquer companhia. Confira:

 

1) Clareza e objetividade: Certifique-se de que sua mensagem principal está sendo transmitida de forma direta e compreensível.

2) Foco nas pessoas: Enxergar e escutar verdadeiramente sua equipe melhora a interação e o entendimento.

3) Comunicação não-verbal: O impacto da comunicação vai além das palavras. Gestos, expressão corporal e tom de voz transmitem mensagens.

4) Adaptação ao público: Cada pessoa é única. Compreenda a melhor forma de abordar e se comunicar com diferentes perfis geracionais.

5) Uso da comunicação não-violenta: Aplicar os princípios da comunicação não-violenta ajuda a construir relações mais saudáveis e produtivas. Lidere pelo exemplo.

 

“Quem se expressa de forma clara e respeitosa constrói relacionamentos saudáveis, minimiza conflitos e promove mais colaboração. É um exercício que – se praticado no cotidiano – traz muitos benefícios para a vida e a carreira”, complementa a especialista em comunicação assertiva e oratória, Valdireni Alves.

 

Sobre

Valdireni Alves é jornalista, especialista em comunicação assertiva e oratória, palestrante, escritora e CEO da www.sclaracomunicacao.com.br. Já realizou conferências e treinamentos para o Sebrae-PR, Ademicon, Sistema FAEP, FIEP, Fecomércio/Sesc-PR, Câmara da Mulher Empreendedora, entre outras empresas.

 

Foi professora de Jornalismo na UEPG, diretora de Comunicação na Secretaria de Saúde do Paraná e atuou nas principais emissoras de TV do Paraná como repórter, apresentadora e editora-chefe.

 

Sugestão de legenda

Especialista diz que se comunicar com clareza é a chave para inspirar pessoas e transformar ambientes de trabalho

 

Crédito das fotos

Arquivo pessoal Valdireni Alves | Freepik

 

Relacionamento com a imprensa | Valdireni Alves - www.sclaracomunicacao.com.br

 

Mem Comunicação - www.memcomunicacao.com.br   

Marlise Groth Mem - (41) 9 9908-0511 marliseassessoria@gmail.com 

João Alécio Mem – (41) 9 9124-9748 joaoalecioassessoria@gmail.com 

Jornalismo / Assessoria de Imprensa / Consultoria em Comunicação e Eventos / Produção e Revisão de Conteúdo 

@mem_e_mem_agencia_de_noticias



Comente 5o5q4i






Conteúdo relacionado 6q2p7





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA